Nota de repúdio à campanha difamatória da organização Wiki Educação Brasil

Em 6 de novembro, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) foi surpreendido por uma campanha difamatória e um abaixo-assinado promovidos pela organização Wiki Educação Brasil contra a Universidade de São Paulo (USP) e o CEPID NeuroMat. O título do abaixo-assinado é: “USP, pare imediatamente de usar a justiça americana para tirar Wiki Brasil do ar!”; o documento está endereçado ao reitor da USP, a sua chefia de gabinete da USP, ao setor de Relações Internacionais da USP e a mim mesmo, enquanto coordenador do CEPID NeuroMat. A campanha e o abaixo-assinado foram difundidos globalmente em redes sociais, em fóruns de discussão, nos projetos Wikimedia e em cartas endereçadas a pesquisadores e militantes pela ciência aberta.

O CEPID NeuroMat repudia veementemente essa campanha.

O CEPID NeuroMat é um dos dezessete CEPIDs apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O CEPID NeuroMat tem sua sede na USP e reúne pesquisadores em várias áreas, como probabilidade, estatística, física, neurobiologia e ciência da computação, de dezenas de universidades e centros de pesquisa brasileiros e internacionais. Em particular, compõem o quadro de pesquisadores do CEPID NeuroMat alguns dos mais destacados pesquisadores de software livre brasileiros.

O CEPID NeuroMat promove a ciência aberta, em particular com a construção de ferramentas computacionais livres e a difusão científica nos projetos Wikimedia, em especial a enciclopédia eletrônica Wikipédia. Entre 2016 e 2017, a equipe de difusão coordenou em várias frentes, como programas de educação e eventos institucionais, a melhoria de 2.430 verbetes na Wikipédia em português e o carregamento de 1.545 imagens de relevância educacional no Wikimedia Commons. Cerca de 90% do conteúdo considerado de melhor qualidade em matemática na Wikipédia em português, ou no jargão wikipedista “destacado”, foi produzido sob a coordenação de cientistas e com a participação da equipe de difusão do CEPID NeuroMat. Foram também realizadas parcerias com instituições culturais da USP, como os museus do campus, para a disponibilização de acervos nos projetos Wikimedia e oferecidos treinamentos à comunidade de editores voluntários. O CEPID NeuroMat tornou-se um dos principais contribuidores institucionais dos projetos Wikimedia em escala mundial.

Nessa situação, entende-se mal a acusação de que a USP, através do CEPID NeuroMat, tenta bloquear os projetos Wikimedia no Brasil.

Os fatos são os seguintes:

Este ano quatro pesquisadores do CEPID NeuroMat tiveram um artigo publicado no site dos anais do Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (CCBWIKI), promovido pela organização Wiki Educação Brasil. Mas essa publicação foi feita à revelia deles, que em 2016 haviam informado que não participariam do congresso e que retiravam o artigo da submissão. O cancelamento da submissão foi confirmado por um dos organizadores do congresso por correio eletrônico e foi informado à fundação financiadora; nenhum integrante do CEPID NeuroMat participou do congresso; a apresentação do artigo em questão não consta da programação oficial do evento; não houve para a apresentação do artigo pagamento da taxa de inscrição obrigatória; não houve qualquer comunicação por parte dos autores que autorizasse a publicação do artigo nos anais do congresso. O artigo foi publicado sem o conhecimento dos autores, em evidente desrespeito às próprias regras do evento, segundo as quais só constariam de seus anais artigos efetivamente apresentados oralmente.

O fato é extremamente grave, pois o mesmo artigo foi submetido e aprovado no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). O INTERCOM exige que artigos apresentados sejam inéditos e qualquer publicação posterior à publicação de seus anais deve conter a indicação da fonte original. A publicação não autorizada no site do CCBWIKI colocou os autores do CEPID NeuroMat em uma posição impossível em relação ao INTERCOM e à FAPESP, que apoia o INTERCOM e que financia o CEPID NeuroMat.

Nesse contexto, quando o CEPID NeuroMat soube da publicação abusiva de um de seus trabalhos escreveu à Fundação Wikimedia, que financiou o CCBWIKI, exigindo a retirada do conteúdo não autorizado do site do congresso. Por não haver retorno, comunicou a empresa que hospeda a página do CCBWIKI, denunciando o fato. Após verificação interna, a empresa deu razão aos autores e o material foi imediatamente retirado do ar.

Em seguida, a organização Wiki Educação Brasil lançou uma campanha atribuindo à Universidade de São Paulo e ao CEPID NeuroMat a intenção de censurar os projetos Wikimedia!

Esses fatos são de domínio público. Assim, é surpreendente a campanha difamatória lançada pela organização Wiki Educação Brasil contra a USP e o CEPID NeuroMat. Os fatos aqui relatados são agora de conhecimento da Fundação Wikimedia —financiadora da Wiki Educação Brasil—, da equipe jurídica da reitoria da Universidade de São Paulo e do site que atualmente hospeda a campanha difamatória.

O CEPID NeuroMat coloca-se à disposição da comunidade para prestar todos e quaisquer esclarecimentos que possam parecer necessários.

Antonio Galves
Coordenador do CEPID NeuroMat

 

NeuroMat

The Research, Innovation and Dissemination Center for Neuromathematics is hosted by the University of São Paulo and funded by FAPESP (São Paulo Research Foundation).

 

User login

 

Contact

Address:
1010 Matão Street - Cidade Universitária - São Paulo - SP - Brasil. 05508-090. See map.

Phone:
55 11 3091-1717

General contact email:
neuromat@numec.prp.usp.br

Media inquiries email:
comunicacao@numec.prp.usp.br