Vagas para pós-doutorado

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), com sede na Universidade de São Paulo, Brasil, e financiado pela FAPESP, está selecionando candidatos a bolsas de pós-doutoramento para desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de interface entre Matemática, Estatística, Computação e Neurociência.

A pesquisa envolverá colaborações com os grupos e laboratórios experimentais e teóricos associados ao NeuroMat e poderá ser desenvolvida na USP de São Paulo, USP de Ribeirão Preto ou Unicamp.

Os candidatos devem ser capazes de realizar pesquisa independente em uma das duas linhas de pesquisa abaixo:

1. Modelagem estocástica e/ou computacional do funcionamento do cérebro
  2. Aquisição, processamento e análise quantitativa de registros eletrofisiológicos

Os candidatos à primeira linha de pesquisa devem ser recém-doutores com excelente potencial de pesquisa e com pelo menos um dos perfis seguintes:

• Formação sólida em teoria das probabilidades, com ênfase em processos estocásticos. Conhecimentos prévios em mecânica estatística rigorosa, grafos aleatórios.
  • Formação sólida em matemática aplicada e/ou computacional e experiência em programação. Conhecimentos prévios em modelagem matemática e/ou computacional de sistemas neurais, redes complexas e computação paralela são bem-vindos.

Os candidatos à segunda linha de pesquisa devem ser recém-doutores com excelente potencial de pesquisa e com pelo menos um dos perfis seguintes:

• Formação sólida em neurociência, com conhecimentos em programação e experiência anterior em obtenção e análise de registros neurofisiológicos. Interesse e talento para trabalho em equipes multidisciplinares.
  • Formação sólida em ciência da computação, com conhecimentos em desenvolvimento de algoritmos, ferramentas de software ou banco de dados. Experiência prévia em trabalho de pesquisa em neurociência ou área relacionada será bem-vinda.

As bolsas são inicialmente para um ano, com possível prorrogação por mais três anos, em função dos resultados obtidos. O valor atual da bolsa de pós-doutoramento da FAPESP é de R$ 6.819,30, além de recursos adicionais de reserva técnica para despesas associadas ao trabalho de pesquisa. Candidatos de fora de São Paulo poderão se beneficiar de suporte limitado para despesas de mudança e instalação.

Instruções para a inscrição

As instruções para a inscrição de candidatos podem ser encontradas na página neuromat.numec.prp.usp.br/postdoc-form. Os seguintes documentos e informações são solicitados (consulte o formulário para mais detalhes):

• Súmula Curricular. Por favor, siga o formato FAPESP, veja www.fapesp.br/en/6351 para obter instruções.
  • Lista de publicações, com links para as disponíveis online.
  • Um resumo do seu plano de pesquisa para os próximos dois anos, de até 5 páginas. Deve ser abordado explicitamente o seu lugar no âmbito da missão e da pesquisa do NeuroMat.
  • Informar outras pesquisas relacionadas, tais como software, páginas da web, e etc. Os candidatos devem enviar cópias das publicações, se for solicitado.
  • Qualquer outra informação considerada relevante para a inscrição.

Além dos documentos relacionados, exigimos pelo menos 2 cartas de recomendação, que devem ser enviadas diretamente para postdoc-appl@numec.prp.usp.br.

Os candidatos devem fazer sua inscrição o mais breve possível. Foram planejadas duas avaliações independentes:

• Em 05 de maio de 2017.
  • Em 29 de maio de 2017.

Os candidatos selecionados iniciarão suas atividades entre 1º. de julho e 1º. de agosto de 2017.