Bolsa para comunicação científica (BJC-2)

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) oferece uma bolsa para profissionais de jornalismo científico interessados em fazer parte da equipe de difusão científica desse centro de excelência da FAPESP.

O NeuroMat é um centro científico internacional sediado na Universidade de São Paulo e financiado pela FAPESP. O centro tem como objetivo desenvolver o arcabouço matemático e computacional necessário para a compreensão de sistemas neurais, de forma integrada à pesquisa experimental realizada na fronteira da neurociência. Para mais informações sobre o NeuroMat: neuromat.numec.prp.usp.br.

Sua equipe de difusão científica tem como principal desafio aproximar a fronteira da ciência e o público geral, desenvolvendo projetos que contribuam para consolidar a cultura científica brasileira. Elementos importantes que guiam a difusão científica da equipe de difusão do NeuroMat são:

  • experimentação transmidiática;
  • comunicação colaborativa;
  • gestão de práticas de comunicação em toda a equipe;
  • veiculação da ciência como um processo de questionamento e incerteza;
  • realização de pesquisa sobre a ciência da difusão científica.

O bolsista integrará uma equipe formada por profissionais de várias áreas, como Jornalismo, Educação e Museologia, além de interagir com pesquisadores da USP e demais cientistas e colaboradores do NeuroMat espalhados ao redor do mundo.

Projeto: Para obter o financiamento o bolsista deve apresentar um projeto, necessariamente de interesse do NeuroMat. Para facilitar a candidatura, haverá a oportunidade de uma reunião prévia do candidato com a equipe de difusão do NeuroMat para discutir um pré-projeto.

Nota-se que há especial interesse que nesse pré-projeto estejam contempladas tanto uma preocupação teórica quanto uma linha prática de experimentação na comunicação científica. Projetos previamente aprovados no CEPID NeuroMat envolvem:

  • o recurso à teoria da imagem complexa para a produção de animações sobre artigos científicos produzidos no NeuroMat;
  • uma análise sobre o uso da Wikipédia na difusão científica e a realização de atividades para melhorar o conteúdo sobre estatística e probabilidade nessa enciclopédia;
  • uma revisão de literatura sobre o jornalismo científico e a produção de um curso digital aberto de introdução ao jornalismo científico.

Bolsa: A bolsa a ser concedida segue estritamente as exigências e requisitos do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência), da FAPESP, disponível em www.fapesp.br/47. A bolsa está pré-aprovada pela FAPESP, assim não se deve levar em conta o prazo de solicitação indicado no edital.

Exige-se que o candidato seja recém-formado em Comunicação Social: Jornalismo; Rádio, TV e Internet (Comunicação Audiovisual); Relações Públicas; e outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Trata-se portanto de uma bolsa de Jornalismo Científico 2, de valor correspondente ao das bolsas regulares de Mestrado 1. O valor da bolsa é de R$ 1.988,10. A dedicação é de 30 horas semanais.

Obrigações: As obrigações do solicitante, de acordo com o edital da FAPESP, estão descritas no edital, na seção 10.

A avaliação da solicitação será inicialmente feita pela supervisão e coordenação da equipe de difusão do NeuroMat e, numa segunda etapa, pela FAPESP.Não serão consideradas solicitações que não atendam todas essas condições, estipuladas formalmente no edital publicado pela FAPESP.

Duração: A duração da bolsa é de seis meses, renováveis por mais seis meses.

Local de trabalho: CEPID NeuroMat - USP, São Paulo, SP

Os interessados em se candidatar à vaga devem enviar o material acima solicitado para comunicacao@numec.prp.usp.br até 1 de julho de 2019.

NeuroCineMat
Featuring this week:
Newsletter

Stay informed on our latest news!



Previous issues

NeuroMat's scientific-dissemination blog
Logo of the NeuroMat's scientific-dissemination blog
NeuroMat Brachial Plexus Injury Initiative
Logo of the NeuroMat Brachial Plexus Injury Initiative
NeuroMat Parkinson Network
Logo of the NeuroMat Parkinson Network