Full text in Portuguese.
Como a visão é processada em nosso cérebro e como percebemos as cores? Alimentos podem enganar nossa percepção de sabor? Qual a relação dos sentidos com o nosso sistema nervoso? Como expressar a variabilidade dos experimentos em dados e gráficos? Questões como essas foram exploradas em projetos científicos de estudantes do ensino fundamental de quatro escolas públicas, na 1ª Feira de Ciências do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Cepid NeuroMat), financiado pela FAPESP, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP). O nome oficial da feira foi “Conectando Escola Pública e Pesquisa Científica”.
O evento ocorreu em 28 de novembro (sábado), no Centro Didático do IB, e reuniu professores, estudantes e seus familiares das seguintes escolas da zona oeste da capital:
Ao todo, estiveram presentes no evento cerca de 200 participantes – entre alunos, professores, responsáveis e educadores do Pibid.
No fim da apresentação, os estudantes receberam um certificado da participação no projeto. Para a estudante Bárbara Garcia, do 8º ano da Emef Desembargador Amorim Lima, o trabalho desenvolvido e o certificado foram motivo de orgulho. “Foi o primeiro certificado que recebi e já o enquadrei [para proteção]. É esse tipo de atividade que vai nos diferenciar como profissionais no futuro”, contou ela aos colegas de turma.
A 1ª Feira de Ciências é uma das atividades apoiadas pela área de Difusão Científica do NeuroMat, coordenada pelo professor Antonio Carlos Roque da Silva Filho (da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP da USP). O evento e as práticas didáticas desenvolvidas contaram com a coordenação das professoras do IB Daniela Scarpa (que também é associada NeuroMat) e Suzana Ursi.
Uma prévia da Feira foi divulgada na USP Online, com produção de Ivanir Ferreira, aqui.
Processo de construção
Durante todo o segundo semestre de 2015, estudantes de graduação que integram o Pibid, desenvolveram planos de aulas e atividades nas escolas parceiras, juntamente com os professores dessas instituições.
Parte do conteúdo trabalhado foi apreendida no Ciclo de Atividades para Professores da Escola Básica “Estatística e Neurociências para a sala de aula: construção de práticas pedagógicas”, programa de 20 horas, ministrado pelos professores André Frazão Helene (IB e NeuroMat) e Lisbeth Cordani (Instituto de Matemática e Estatística – IME da USP). O ciclo foi pauta de uma reportagem da USP Online, realizada por Denis Pacheco, aqui, e tema do boletim NeuroMat n. 15, aqui.
This piece is part of NeuroMat's Newsletter #23. Read more here
Share on Twitter Share on FacebookNeuroCineMat |
---|
Featuring this week: |
Newsletter |
---|
Stay informed on our latest news! |
Follow Us on Facebook |
---|