O Projeto NeuroMat

Missão e Desafios Científicos - Um novo arcabouço matemático para a neurociência

A missão do centro é desenvolver a nova matemática necessária para construir uma Teoria do Cérebro, tendo em vista os dados experimentais produzidos pela neurociência.

Isso requer o desenvolvimento de uma nova abordagem - neuromatemática - que reúna teoria de probabilidades, combinatória, estatística, ciências da computação e neurociência. Nessa abordagem, uma nova classe de modelos matemáticos precisa ser introduzida para descrever e explicar de um modo parcimonioso as diferentes escalas de atividade neural e as suas relações. A construção desses modelos, entretanto, deve casar-se com o desenvolvimento simultâneo de métodos estatísticos e computacionais adequados, incluindo princípios de seleção de modelos e resultados.

Para testar e construir implementações em larga escala dos modelos desenvolvidos pela equipe científica do NeuroMat, o NeuroMat possui um Centro Computacional de Alta Performance que permite a simulação de modelos de redes em larga escala.

Para mais informações:

Transferência Tecnológica

O eixo de transferência tecnológica do CEPID NeuroMat pauta-se pelo arcabouço conceptual e experimental desenvolvido pela equipe cientifica do NeuroMat para explicar fenômenos neurocientíficos.

Frentes da transferência tecnológica do CEPID NeuroMat:

  • Neuro-reabilitação e diagnóstico:
    • Plasticidade em Avulsão do Plexo Braquial.
    • Psicoses e doenças psiquiátricas.
    • Plasticidade na Doença de Parkinson.
  • Ferramentas computacionais:

Difusão

A estratégia de difusão do CEPID NeuroMat pode ser descrita como uma produção original de notícias na fronteira da ciência da comunicação. Essa estratégia envolve uma atividade contínua de difusão e pesquisa.

A equipe de difusão do CEPID NeuroMat construiu um pólo web-2.0 colaborativo, que ao mesmo tempo melhora o conteúdo científico disponível para o público em geral e alimenta uma comunidade para a ciência.

Nossas atividades de difusão são:

 

NeuroMat

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática está sediado na Universidade de São Paulo e é financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

Login do usuário

 

Contato

Endereço:
Rua do Matão, 1010 - Cidade Universitária - São Paulo - SP - Brasil. 05508-090. Veja o mapa.

Telefone:
55 11 3091-1717

Email:
neuromat@numec.prp.usp.br

Contatos de mídia:
comunicacao@numec.prp.usp.br