Quem somos

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) é um centro de matemática cuja missão é desenvolver a nova matemática necessária para construir uma Teoria do Cérebro, tendo em vista os dados experimentais produzidos pela neurociência.

O centro é coordenado pelo matemático Antonio Galves..

Sediado pela Universidade de São Paulo, o CEPID NeuroMat foi criado em 2013, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo 2013/07699-0.

O CEPID NeuroMat tem uma equipe interdisciplinar que reúne pesquisadores de matemática, ciências da computação, estatísticos, neurocientistas, biológos, físicos e jornalistas, dentre outras áreas.

O CEPID NeuroMat lidera uma rede de pesquisa internacional, envolvendo diversas instituições de pesquisa e ensino de alto nível no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. A maioria das produções científicas tem co-autores em mais de um país, colocando o NeuroMat no centro de uma crescente rede internacional de cooperação científica ao redor do tema Neuromatemática.

Em paralelo à equipe de pesquisa que se dedica aos desafios científicos em Neuromatemática, o NeuroMat tem equipes muito ativas de transferência tecnológica e disseminação.

A.C. R. da Silva Filho (USP), C. D. Vargas (UFRJ), E. Hamburger (USP), F. J. da Paixão Filho (UNICAMP), J. Stolfi (UNICAMP), P. A. Ferrari (USP), e Y. Kohayakawa (USP) são os pesquisadores principais do CEPID NeuroMat.

B. Bollobás (Cambridge/Memphis), C. Newman (NYU), D. Brillinger (UC Berkeley), L. Cohen (National Institute of Neurological Disorders and Stroke), e W. Szpankowski (Purdue/NSF CSoI) compõem o Conselho Consultivo Internacional do CEPID NeuroMat.