Meeting: Numeracy in Brazil: diagnoses and perspectives

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) promove o encontro “Cultura Matemática no Brasil: diagnósticos e perspectivas”, em 16 de maio. O evento tem apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

O encontro, a ser realizado no Auditório da FEUSP, é composto de duas sessões. O auditório é localizado na Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Das 15h às 17h30, ocorre a mesa-redonda “Diagnósticos sobre a situação da cultura matemática no Brasil: o que dizem as avaliações”, com moderação de Fernando J. da Paixão, coordenador de difusão do CEPID NeuroMat. A sessão conta com intervenções de Esther Carvalhaes (OCDE), Claudio Landim (OBMEP/IMPA), Nancy Lopes (UNICAMP/FAPESP/NeuroMat) e Ocimar Alavarse (FEUSP).

Das 18h às 20h30, ocorre a mesa-redonda “Impacto das avaliações nas políticas públicas e na formação de professores”, com moderação da pesquisadora do CEPID NeuroMat Martha Maradino e debate entre Otavio Helene (USP), Hilário Alencar (UFAL/SBM/PROFMAT) e Manuel Oriosvaldo (FEUSP).

O evento é livre. Interessados em receber um certificado de participação, podem inscrever-se no site oficial do evento na FEUSP.

Nosso objetivo nesse encontro é analisar os desafios associados à melhoria da cultura matemática no Brasil, por meio de discussões sobre o significado de avaliações como o PISA e a Prova Brasil, a formação de professores de matemática e propostas de como melhorar a formação matemática no país. Para saber mais sobre recentes dados do PISA, que se propõem a descrever o letramento matemático no Brasil, veja o seguinte documento, com análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros nessa avaliação internacional.

O encontro “Cultura Matemática no Brasil: diagnósticos e perspectivas” é uma ação independente do NeuroMat, no contexto do Biênio da Matemática no Brasil.

Eventuais dúvidas sobre o evento podem ser direcionadas a: comunicacao@neuromat.numec.prp.usp.br

Mais informações:

Informações-chave:

  • O que: “Cultura Matemática no Brasil: diagnósticos e perspectivas”
  • Quando: 16 de maio de 2017, a partir das 15h
  • Onde: Auditório da FEUSP, Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

NeuroCineMat
Featuring this week:
Newsletter

Stay informed on our latest news!



Previous issues

NeuroMat Brachial Plexus Injury Initiative
Logo of the NeuroMat Brachial Plexus Injury Initiative
Neuroscience Experiments System
Logo of the Neuroscience Experiments System
NeuroMat Parkinson Network
Logo of the NeuroMat Parkinson Network
NeuroMat's scientific-dissemination blog
Logo of the NeuroMat's scientific-dissemination blog