Opening for photo or audiovisual scientific journalism scholarship

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) oferece uma bolsa para profissionais de jornalismo científico interessados em fazer parte da equipe de difusão científica desse centro de excelência da FAPESP.

O NeuroMat é um centro científico internacional sediado na Universidade de São Paulo e financiado pela FAPESP. O centro tem como objetivo desenvolver o arcabouço matemático e computacional necessário para a compreensão de sistemas neurais, de forma integrada à pesquisa experimental realizada na fronteira da neurociência. Para mais informações sobre o NeuroMat: neuromat.numec.prp.usp.br.

Sua equipe de difusão científica tem como principal desafio aproximar a fronteira da ciência e o público geral, desenvolvendo projetos que contribuam para consolidar a cultura científica brasileira. Elementos importantes que guiam a difusão científica da equipe de difusão do NeuroMat são:

• experimentação transmidiática;
  • comunicação colaborativa;
  • gestão de práticas de comunicação em toda a equipe;
  • veiculação da ciência como um processo de questionamento e incerteza;
  • realização de pesquisa sobre a ciência da difusão científica.

O bolsista integrará uma equipe formada por profissionais de várias áreas, como Jornalismo, Educação e Museologia, além de interagir com pesquisadores da USP e demais cientistas e colaboradores do NeuroMat espalhados ao redor do mundo. Dentre as tarefas a serem desempenhadas pelo bolsista encontram-se: produção e publicação de material fotográfico ou audiovisual de difusão da pesquisa e outras atividades do CEPID NeuroMat; contribuição no blog sobre difusão científica do NeuroMat (difusaoneuromat.wordpress.com); participação e pesquisa em seminário sobre difusão científica colaborativa. Metas nessas áreas de atuação serão discutidas com a coordenação e a supervisão da equipe de difusão do CEPID NeuroMat.

Projeto: Para candidatar-se o bolsista deve apresentar um projeto. Há especial interesse que nesse projeto esteja contemplada uma preocupação teórica na complexificação da imagem da ciência ou noutra discussão teórica que esteja alinhada ao desafio de difundir a incerteza que permeia a prática científica. Uma referência sobre imagem complexa é Josep María Català Domènech e comentadores.

O CEPID NeuroMat possui uma máquina fotográfica semi-profissional, que pode ser usada para registros fotográficos e filmes curtos. Outros equipamentos poderão ser adquiridos quando pertinentes às atividades de difusão científica do CEPID NeuroMat.

Bolsa: A bolsa a ser concedida segue estritamente as exigências e requisitos do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência), da FAPESP, disponível em www.fapesp.br/47. A bolsa está pré-aprovada pela FAPESP, assim não se deve levar em conta o prazo de solicitação indicado no edital.

Exige-se que o candidato seja recém-formado em Comunicação Social: Jornalismo; Rádio, TV e Internet (Comunicação Audiovisual). Trata-se portanto de uma bolsa de Jornalismo Científico 2, de valor correspondente ao das bolsas regulares de Mestrado 1. O valor da bolsa, em maio de 2016, era R$ 1.889,40. A dedicação é de 30 horas semanais.

Obrigações: As obrigações do solicitante, de acordo com o edital da FAPESP, estão descritas no edital, na seção 10.

A avaliação da solicitação será inicialmente feita pela supervisão e coordenação da equipe de difusão do NeuroMat e, numa segunda etapa, pela FAPESP.

Em um primeiro momento, o candidato deve:

• Informar se está pleiteando ou recebendo auxílios de outras fontes;
  • Apresentar uma descrição de suas atividades profissionais, científicas e acadêmicas;
  • Encaminhar uma proposta de produção e pesquisa jornalística, na área de fotografia ou audiovisual, com no máximo 8 páginas digitadas em espaço duplo;
  • Encaminhar histórico escolar completo de graduação do solicitante, emitido em papel com timbre ou carimbo da instituição e assinatura do responsável pela sua emissão. Deve conter o nome das disciplinas por extenso e a indicação de eventuais reprovações e trancamentos de matrícula do candidato. Não serão aceitos históricos escolares "limpos", contendo apenas a nota final de aprovação dos cursos já realizados;
  • Encaminhar comprovante de proficiência em língua inglesa, de acordo com o estipulado pela FAPESP (www.fapesp.br/305).

Não serão consideradas solicitações que não atendam todas essas condições, estipuladas formalmente no edital publicado pela FAPESP.

Duração: A duração da bolsa é de seis meses, renováveis por mais seis meses.

Local de trabalho: CEPID NeuroMat - USP, São Paulo, SP

Os interessados em se candidatar à vaga devem enviar o material acima solicitado para comunicacao@numec.prp.usp.br até 20 de julho de 2016.

NeuroCineMat
Featuring this week:

Stay informed on our latest news!

Previous issues

Podcast A Matemática do Cérebro
NeuroMat Brachial Plexus Injury Initiative
Logo of the NeuroMat Brachial Plexus Injury Initiative