O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) oferece uma bolsa para profissionais de jornalismo científico interessados em fazer parte da equipe de difusão científica desse centro de excelência da FAPESP.
O NeuroMat é um centro científico internacional sediado na Universidade de São Paulo e financiado pela FAPESP. O centro tem como objetivo desenvolver o arcabouço matemático e computacional necessário para a compreensão de sistemas neurais, de forma integrada à pesquisa experimental realizada na fronteira da neurociência. Para mais informações sobre o NeuroMat: neuromat.numec.prp.usp.br.
Sua equipe de difusão científica tem como principal desafio aproximar a fronteira da ciência e o público geral, desenvolvendo projetos que contribuam para consolidar a cultura científica brasileira. Elementos importantes que guiam a difusão científica da equipe de difusão do NeuroMat são:
O bolsista integrará uma equipe formada por profissionais de várias áreas, como Jornalismo, Educação e Museologia, além de interagir com pesquisadores da USP e demais cientistas e colaboradores do NeuroMat espalhados ao redor do mundo. Dentre as tarefas a serem desempenhadas pelo bolsista encontram-se: produção e publicação de material fotográfico ou audiovisual de difusão da pesquisa e outras atividades do CEPID NeuroMat; contribuição no blog sobre difusão científica do NeuroMat (difusaoneuromat.wordpress.com); participação e pesquisa em seminário sobre difusão científica colaborativa. Metas nessas áreas de atuação serão discutidas com a coordenação e a supervisão da equipe de difusão do CEPID NeuroMat.
Projeto: Para candidatar-se o bolsista deve apresentar um projeto. Há especial interesse que nesse projeto esteja contemplada uma preocupação teórica na complexificação da imagem da ciência ou noutra discussão teórica que esteja alinhada ao desafio de difundir a incerteza que permeia a prática científica. Uma referência sobre imagem complexa é Josep María Català Domènech e comentadores.
O CEPID NeuroMat possui uma máquina fotográfica semi-profissional, que pode ser usada para registros fotográficos e filmes curtos. Outros equipamentos poderão ser adquiridos quando pertinentes às atividades de difusão científica do CEPID NeuroMat.
Bolsa: A bolsa a ser concedida segue estritamente as exigências e requisitos do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência), da FAPESP, disponível em www.fapesp.br/47. A bolsa está pré-aprovada pela FAPESP, assim não se deve levar em conta o prazo de solicitação indicado no edital.
Exige-se que o candidato seja recém-formado em Comunicação Social: Jornalismo; Rádio, TV e Internet (Comunicação Audiovisual). Trata-se portanto de uma bolsa de Jornalismo Científico 2, de valor correspondente ao das bolsas regulares de Mestrado 1. O valor da bolsa, em maio de 2016, era R$ 1.889,40. A dedicação é de 30 horas semanais.
Obrigações: As obrigações do solicitante, de acordo com o edital da FAPESP, estão descritas no edital, na seção 10.
A avaliação da solicitação será inicialmente feita pela supervisão e coordenação da equipe de difusão do NeuroMat e, numa segunda etapa, pela FAPESP.
Em um primeiro momento, o candidato deve:
Não serão consideradas solicitações que não atendam todas essas condições, estipuladas formalmente no edital publicado pela FAPESP.
Duração: A duração da bolsa é de seis meses, renováveis por mais seis meses.
Local de trabalho: CEPID NeuroMat - USP, São Paulo, SP
Os interessados em se candidatar à vaga devem enviar o material acima solicitado para comunicacao@numec.prp.usp.br até 20 de julho de 2016.
Share on Twitter Share on FacebookNeuroCineMat |
---|
Featuring this week: |
Newsletter |
---|
Stay informed on our latest news! |
Follow Us on Facebook |
---|